Marketing Jurídico não é crime

1111

Quem não é visto não é lembrado. Esta máxima nunca foi tão verdadeira como nos dias atuais onde, empresas “brigam” diariamente para serem lembradas pelo seu público alvo. No meio jurídico isto não é diferente. Fazer com que seu escritório de advocacia ou você, advogado, seja lembrado e reconhecido, virou um dos principais desafios para permanecer ativo em um mercado tão acirrado.

O desafio de construir um relacionamento com clientes e prospects está levando as bancas de advocacia e advogados autônomos a (re) pensarem ações de marketing. Como colocar em prática o marketing jurídico respeitando as limitações e regras do Código de Ética e Disciplina da OAB?

Investir na criação de conteúdos relevantes é uma das alternativas e não viola o Art.39 do Código de Código de Ética e Disciplina da OAB que diz:

 A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. 

Desta forma, o marketing de conteúdo surge como alternativa para atrair a atenção, fidelizar o cliente e buscar novos mercados. Publicar conteúdos que eduquem as pessoas sobre questões jurídicas, com uma linguagem direta e acessível a todos os públicos pode fazer a diferença na hora de se posicionar no mercado. Como sugestão possível, escreva sobre tendências de mercado, dicas, vantagens de ter uma consultoria jurídica para pequenas empresas, estudos de caso para direito tributário, trabalhista entre outras. Com o conhecimento de causa e domínio sobre o tema, você cria um elo com seu público alvo através da geração de valor para informações de interesse.

Muitos escritórios de advocacia já conhecem o poder do marketing de conteúdo e não abrem mão de utilizá-lo, como estratégia para propagar conhecimento para uma base de contatos. À medida que você utiliza essa estratégia para manter a comunicação com os seus clientes, você estará construindo sua reputação no mercado e sempre será lembrado. Desta forma é muito mais fácil seu cliente lembrar de você na hora de te indicar para outras pessoas. O marketing de conteúdo ajuda a conquistar novos clientes e a manter a confiança dos antigos. Depois de planejar qual conteúdo será enviado é preciso também se atentar a quais canais de comunicação você irá utilizar.

Existem várias opções para você falar diretamente com seu cliente: Redes sociais, Blogs, sites, mas nenhuma opção é mais assertiva do que o E-mail Marketing. Nos últimos anos, o meio evoluiu consideravelmente, sendo nos dias atuais uma das melhores formas de comunicação personalizada, automatizada. Uma das grandes vantagens em utilizar o e-mail marketing é o seu ROI. O ROI, retorno sobre investimento adaptado a campanhas de comunicação. O custo com o envio de mensagens é extremamente baixo e certamente sua comunicação planejada terá retorno.De acordo com o relatório 2012-2016 realizado pelo Radicati Group, 73% dos mais de 1.100 participantes confirmaram que o e-mail marketing tem assegurado um retorno superior ao um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca, angariando mais visitantes e mais conversões.

Abaixo listamos alguns cuidados para que sua comunicação seja um sucesso:

– O código de disciplina da OAB diz que o advogado não pode utilizar o e-mail marketing ou newsletter para autopromoção direta. A ferramenta deve servir para manutenção e relacionamento com seus clientes, nunca como uma forma de prospecção.

– Não faça SPAM! Tenha uma lista de contatos próprias e só envie comunicação para aquelas pessoas que autorizaram seu recebimento.

– Não entregue o conteúdo para o público errado: Lembre-se sempre: perfis diferentes, conteúdos diferentes. Se você atua na área de família, não adianta escrever sobre tributação ou outro tema.

– O mundo é Mobile! Otimize os e-mails para que eles funcionem bem nos smartphones. Use o layout responsivo nas mensagens e dê destaque aos botões que direcionam o cliente aos cliques para conteúdos conforme sua estratégia de atuação.

– Utilize uma ferramenta de gestão e disparos de e-mail marketing profissional. Os provedores gratuitos são limitados pois, não foram projetados para enviar e-mails em massa. Outras vantagens na utilização de uma ferramenta profissional são os relatórios disponíveis e os recursos de segmentação e automação.

Agora que você conhece um pouco mais o uso do marketing de conteúdo e o que fazer para aumentar o alcance e reforçar a lembrança da sua mensagem, conheça o Neo E-mail Marketing, a ferramenta da iP3 para potencializar a sua comunicação. Para detalhes clique e baixe o PDF Neo Jurídico

 

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *